Astrônomos ficam perplexos com o enorme anel de galáxias no espaço profundo. Mistério Resumo.

Astrônomos ficam perplexos com o enorme anel de galáxias no espaço profundo.
O Grande Anel e o Arco Gigante. Crédito da imagem: Stellarium / Universidade de Central Lancashire

Cientistas no Reino Unido descobriram o que parece ser uma estrutura gigantesca em forma de anel, distante no espaço.

Medindo impressionantes 1,3 bilhão de anos-luz de diâmetro, esta imensa estrutura – chamada de Grande Anel – é tão grande que parece 15 vezes o tamanho da Lua quando vista da superfície da Terra (embora não seja realmente visível a olho nu).

Identificado por Alexia Lopez – uma estudante de doutoramento na Universidade de Central Lancashire – o anel é diferente de tudo o que já foi visto antes e desafia a nossa compreensão atual do universo.

Em outras palavras - algo assim não deveria existir porque viola o que é conhecido como o princípio cosmológico que diz respeito à distribuição da matéria por todo o cosmos.

“Esta é a sétima grande estrutura descoberta no Universo que contradiz a ideia de que o cosmos é suave nas maiores escalas”, disse o Dr. Robert Massey, vice-diretor da Royal Astronomical Society.

"Se essas estruturas são reais, então são definitivamente um motivo de reflexão para os cosmólogos e o pensamento aceito sobre como o universo evoluiu ao longo do tempo."

Além do Grande Anel, Lopez também descobriu uma segunda estrutura – o Arco Gigante – que abrange cerca de 3,3 bilhões de anos-luz de espaço.

“É realmente surreal”, disse ela. “Eu tenho que me beliscar, porque fiz essas descobertas acidentalmente, foram descobertas fortuitas.”

"Nenhuma destas duas estruturas ultragrandes é fácil de explicar na nossa compreensão atual do universo. E os seus tamanhos ultragrandes, formas distintas e proximidade cosmológica devem certamente estar dizendo-nos algo importante - mas o que exatamente?"

FONTE