Cientistas recuperam RNA de uma espécie extinta pela primeira vez. Mistério Resumo.

Cientistas recuperam RNA de uma espécie extinta pela primeira vez.
Crédito da imagem: Samuel François-Steininger / Composite Films / Arquivo Nacional de Cinema e Som

Pela primeira vez no mundo, os cientistas conseguiram recuperar moléculas de RNA de um espécime preservado de tigre da Tasmânia.

Oficialmente considerado extinto há décadas, o tilacino (ou tigre da Tasmânia) era um marsupial carnívoro distinto, nativo da Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.

Nos anos mais recentes, os pesquisadores têm tentado encontrar uma maneira de trazer a espécie de volta à vida de maneira eficaz, usando amostras coletadas de espécimes de museu cuidadosamente preservados.

Parece que a ideia de ressuscitar o tilacino deu um passo para a realidade graças a um novo estudo que recuperou com sucesso moléculas de RNA de um espécime de tigre da Tasmânia que foi preservado numa coleção do Museu Sueco de História Natural em Estocolmo por 130 anos.

Isto permitiu à equipa sequenciar o transcriptoma da pele e dos tecidos musculares esqueléticos, revelando assinaturas de expressão genética específicas de tecidos semelhantes às dos marsupiais existentes.

"Esta é a primeira vez que temos um vislumbre da existência de genes reguladores específicos do tilacino, como os microRNAs, que foram extintos há mais de um século", disse Marc R. Friedlander - professor associado de biociências moleculares da Universidade Estocolmo.

Levará um tempo até que a espécie seja ressuscitada.

“Ressuscitar o tigre da Tasmânia ou o mamute peludo não é uma tarefa trivial e exigirá um conhecimento profundo do genoma e da regulação do transcriptoma de espécies tão renomadas, algo que só agora está começando a ser revelado”, disse o principal autor do estudo, Emilio Marmol.

FONTE