Vulcão semelhante ao 'Olho de Sauron' é descoberto no fundo do mar. Mistério Resumo.

Pesquisadores descobriram um vulcão submarino que parece algo saído de 'O Senhor dos Anéis'.

Situada a 10.170 pés abaixo da superfície do oceano Índico, a aproximadamente 174 milhas a sudeste da Ilha Christmas, esta intrigante feição geológica tem 3,9 milhas de comprimento e 3 milhas de largura.

Conhecida como caldeira, é um vulcão subaquático em colapso cercado por uma borda de 984 pés de altura.

Embora caldeiras subaquáticas não sejam particularmente incomuns, esta se destacou para os pesquisadores porque tem uma semelhança bastante estranha com o Olho de Sauron dos filmes O Senhor dos Anéis.

Ele foi localizado por uma equipe de pesquisadores durante uma expedição aos Territórios do Oceano Índico da Austrália e foi mapeado em três dimensões usando um sonar multifeixe.

"O magma derretido na base do vulcão sobe, deixando câmaras vazias [abaixo]", escreveu o cientista-chefe Tim O'Hara, curador sênior do Museus Victoria, na Austrália.

"A crosta fina e sólida na superfície da cúpula desmorona, criando uma grande estrutura semelhante a uma cratera."

"Nosso 'olho' vulcânico não estava sozinho. Um mapeamento posterior ao sul revelou uma montanha marítima menor coberta por numerosos cones vulcânicos, e mais ainda ao sul havia um monte submarino maior, de topo plano."

Os pesquisadores chegaram a nomear uma das montanhas em forma de cone Barad-dur.

Nesse ritmo, quando terminarem de documentar a região, será como olhar um mapa de Mordor.

[Ciência Viva]