Fotos do telescópio Hubble mostram como um cometa se desintegra. Mistério Resumo.

Os responsáveis ​​pelo telescópio Hubble, dirigidos pelo pessoal da NASA e da ESA, divulgaram fotos inéditas de como um cometa se desintegra.

Um marco na história da pesquisa de cometas, que neste caso levou à coleta das fotografias mais nítidas da desintegração do corpo chamado C / 2019 Y4 (ATLAS).

Nesse sentido, as imagens tiradas pelo Hubble mostram 30 fragmentos do frágil cometa, que foram seguidos de perto em 20 de abril e outros 25 no 23 do mesmo mês.

"Isso é realmente emocionante, tanto porque esses eventos são super curiosos para ver como não acontecem com muita frequência. A maioria dos cometas que têm fragmentos são muito fracos para serem vistos. Eventos em tal escala ocorrem apenas uma ou duas vezes por década ", disse o chefe de uma das equipes de observação do Hubble, Quanzhi Ye, pesquisador da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Em relação ao cometa ATLAS, foi descoberto em dezembro de 2019 e inicialmente representava uma esperança para os astrônomos, uma possibilidade de ver um corpo espacial a olho nu em maio de 2020. No entanto, com o passar dos dias, os pesquisadores começaram a ver que o núcleo do cometa escureceu.

Posteriormente, as suspeitas foram confirmadas: o cometa estava se desintegrando.

Veja as fotos não publicadas da desintegração de um cometa:

pipa-desintegrando-fotos

pipa-desintegrando-fotos3

Foto tirada em 20 de abril.

Com a Informação GuioTeca.