Planeta considerado como o Vulcano de Spock é uma ilusão astronômica. Mistério Resumo.

Planeta considerado como o Vulcano de Spock é uma ilusão astronômica.
A existência do planeta é muito ilógica. Crédito da imagem: PD 1966/NBC

Situado a apenas 16 anos-luz de distância, o planeta, que se pensava ter o dobro do tamanho da Terra, foi descoberto há 6 anos em órbita em torno de uma estrela conhecida como 40 Eridani A.

Seu significado deriva do trabalho do autor britânico James Blish que em 1968 declarou em seu livro Star Trek 2 que 40 Eridani A é a estrela em torno da qual orbita o planeta Vulcano.

O lendário criador da série Star Trek, Gene Roddenberry, dobrou essa ideia na década de 1990, quando escreveu que o sistema Erdiani seria o lugar ideal para o mundo natal de Spock.

A mera existência deste planeta Vulcano na vida real foi posta em sérias dúvidas graças a novos dados registados por astrônomos do Observatório Nacional de Kitt Peak.

Muitos mundos extrasolares são descobertos observando-se a 'oscilação' da estrela hospedeira que é causada pela atração gravitacional do planeta enquanto orbita em torno dele, como foi o caso de Eridani A.

Fazendo medições muito mais precisas, os astrônomos foram capazes de mostrar que - neste caso particular - é mais provável que a aparente 'oscilação' indicativa de um planeta seja simplesmente a própria estrela a tremeluzir.

Isso significa que, infelizmente, essa contraparte da vida real do mundo natal de Spock provavelmente não existe.

FONTE