Nosso Universo está conectado ao anti-Universo, sugere uma nova pesquisa. Mistério Resumo.

Nosso Universo está conectado ao anti-Universo, sugere uma nova pesquisa.

Uma nova teoria oferece uma explicação alternativa para a expansão acelerada do espaço.

Um dos maiores desafios da cosmologia moderna é compreender plenamente o Big Bang e o que aconteceu depois desse evento. Os cientistas também estão tentando entender completamente por que ocorre a expansão acelerada do espaço.

O principal modelo cosmológico tenta explicar a natureza do Universo usando matéria escura e energia escura ainda não detectadas. Mas alguns cientistas, tendo em conta que este modelo não é perfeito, como supõem, obriga-os a procurar novas explicações para o comportamento do cosmos.

Na revista Gravitation and Cosmology, os cientistas apresentaram sua explicação sobre a natureza do Universo sem a presença de matéria escura e energia escura. Os autores acreditam que nosso Universo está conectado com o anti-Universo.

Um importante modelo cosmológico chamado Lambda-CDM é atualmente a melhor explicação do Big Bang e da subsequente expansão do Universo. Este modelo tenta explicar porque é que o Universo está a expandir-se e porque está ocorrendo uma expansão acelerada. Mas existem diversas lacunas no modelo cosmológico que não foram preenchidas. Um dos problemas do modelo é que ele se baseia na existência de matéria escura e energia escura para descrever o cosmos, que ainda não foram observadas diretamente.

Por conta disso, alguns cientistas sugerem que o Universo, sua natureza e comportamento, podem ser explicados pela existência de gravidade alternativa, pelo fato de crescer pela absorção de pequenos Universos e por outras hipóteses.

Surgiu outra teoria que explica a expansão acelerada do espaço.

Surgiu outra teoria que explica a expansão acelerada do espaço. Acredita-se agora que uma força invisível chamada energia escura é a responsável. Mas os autores acreditam que nosso Universo está passando por uma expansão acelerada devido ao fato de que, na verdade, faz parte de um par emaranhado com outro, anti-Universo. Crédito: Wikipedia

Segundo os cientistas, este modelo não requer a existência de energia escura ou gravidade alternativa. Mas neste modelo, o Universo tem um parceiro cujo fluxo de tempo está oposto ao nosso Universo.

Vale dizer que há 5 anos outros cientistas propuseram a ideia de que nosso Universo é apenas uma imagem espelhada de outro Universo com fluxo de tempo oposto. Segundo os autores da nova teoria, ela não viola uma regra fundamental da física conhecida como simetria CPT, o que é uma grande vantagem para uma ideia que tenta explicar a expansão do espaço.

Os autores afirmam ter utilizado conceitos da teoria quântica, ou seja, entropia relativa, e da teoria geral da relatividade de Einstein, ou seja, a condição de energia do ponto zero.

Assim, o novo modelo mostra que o Universo irá de fato expandir-se naturalmente a um ritmo acelerado se existir em conjunto com outro Universo. Os autores dizem que a expansão acelerada parece inevitável em universos que foram criados como um par durante o Big Bang e que mantêm um estado de energia zero.

Segundo os cientistas, embora este modelo questione a compreensão existente do espaço, ele utiliza conceitos padrão da teoria quântica e da relatividade. A única coisa é que não há energia escura nele.

FONTE