James Webb investigará possíveis sinais de vida no exoplaneta K2-18b. Mistério Resumo.

James Webb investigará possíveis sinais de vida no exoplaneta K2-18b.
Existe vida alienígena em K2-18b? Crédito da imagem: NASA

Um gás descoberto na atmosfera deste distante planeta extrassolar é “produzido apenas pela vida”, dizem os cientistas.

Situado em órbita em torno de uma estrela anã a 124 anos-luz da Terra, K2-18b continua sendo um dos candidatos mais promissores à vida desde a sua descoberta em 2015.

Classificado como um 'mini-Netuno' com um raio cerca de 2,6 vezes maior que o do Terra, este mundo enigmático está situado na zona habitável da sua estrela, o que significa que água líquida poderia potencialmente existir na sua superfície.

No ano passado, houve muita agitação depois que se descobriu que havia sulfeto de dimetila na atmosfera do planeta – um gás que, até onde sabemos, só é produzido pela vida.

“Foi um verdadeiro choque, passei noites sem dormir durante uma semana”, disse o líder do estudo, Dr. Nikku Madhusudhan.

"Naquela semana, nem tive coragem de contar ao meu próprio time."

Será que os cientistas realmente descobriram um oceano alienígena cheio de vida marinha em outro mundo?

Na esperança de ajudar a responder a essa questão, a equipa utilizará novos dados do Telescópio Espacial James Webb para analisar e examinar as descobertas ao longo dos próximos meses.

Só então poderão confirmar que realmente encontraram evidências genuínas de vida alienígena.

FONTE