Telescópio James Webb descobre novo tipo de objeto no espaço interestelar. Mistério Resumo.

Telescópio James Webb descobre novo tipo de objeto no espaço interestelar.
Crédito da imagem: NASA, ESA, CSA/Mark McCaughrean e Sam Pearson

O telescópio descobriu pares de objetos flutuantes do tamanho de planetas que foram apelidados de 'JuMBOs'.

Um novo mistério interestelar deixou os astrônomos coçando a cabeça esta semana e é cortesia da notável resolução e sensibilidade infravermelha do Telescópio Espacial James Webb.

Conhecidos como objetos binários de massa de Júpiter - esses misteriosos 'planetas', que parecem ocorrer aos pares, têm (como o nome sugere) aproximadamente o tamanho de Júpiter e foram encontrados vagando pelo vazio interestelar, longe de qualquer sistema solar, nas profundezas do Nebulosa de Órion.

Uma possibilidade é que se formem em torno de uma estrela antes de serem expulsos para o espaço interestelar, enquanto outra é que se formem dentro de regiões de uma nebulosa que não são suficientemente densas para a formação de estrelas.

“A hipótese de ejeção é a preferida no momento”, disse à BBC News o conselheiro científico sênior da Agência Espacial Europeia, Prof Mark McCaughrean.

"A física dos gases sugere que você não deveria ser capaz de criar objetos com a massa de Júpiter por conta própria, e sabemos que planetas individuais podem ser expulsos de sistemas estelares. Mas como você expulsa pares dessas coisas juntas?"

"No momento, não temos uma resposta. É uma resposta para os teóricos."

FONTE