O universo pode parar de se expandir 'muito em breve', sugere estudo. Mistério Resumo.

Impressão artística da formação estelar no início do universo, algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang. (Crédito da imagem: NASA)

Após quase 13,8 bilhões de anos de expansão ininterrupta, o universo pode em breve parar e começar a se contrair lentamente, sugere uma nova pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

No novo artigo, três cientistas tentam modelar a natureza da energia escura – uma força misteriosa que parece estar fazendo com que o universo se expanda cada vez mais rápido – com base em observações anteriores da expansão cósmica. No modelo da equipe, a energia escura não é uma força constante da natureza, mas uma entidade chamada quintessência, que pode decair com o tempo.

Os pesquisadores descobriram que, embora a expansão do universo esteja acelerando há bilhões de anos, a força repelente da energia escura pode estar enfraquecendo. De acordo com seu modelo, a aceleração do universo poderia terminar rapidamente nos próximos 65 milhões de anos - então, dentro de 100 milhões de anos, o universo poderia parar de se expandir completamente e, em vez disso, poderia entrar em uma era de contração lenta que termina bilhões de anos a partir de agora com a morte — ou talvez o renascimento — do tempo e do espaço.

[LiveScience]