Os físicos admitiram a existência de uma forma desconhecida de energia escura. Mistério Resumo.

Uma equipe internacional de físicos e cosmologistas liderada pelo professor Martin S. Slot, da University of Southern Denmark (SDU), apresentou uma hipótese que sugere a existência de um novo tipo de energia escura desconhecido pela ciência.

O estudo foi publicado na revista Physical Review e é brevemente  coberto por Phys.org. Uma teoria popular é que o universo foi criado por uma explosão gigante. Acredita-se que o chamado Big Bang ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos.

Imediatamente após sua formação, o Universo começou a se expandir, e esse processo continua até hoje. Os cientistas dizem que o universo está se expandindo em todas as direções, o que pode ser comparado a encher um balão.

Os físicos concordam amplamente com essa teoria, mas por muitos anos tem havido debate sobre o mecanismo de expansão do Universo. O fato é que diferentes estudos para medir a taxa de expansão do Universo, realizados de maneiras diferentes, têm levado a resultados diferentes.

A nova hipótese oferece uma explicação possível. Seus autores acreditam que algo está acontecendo no Universo que os astrofísicos ainda não descobriram e não levaram em consideração ao fazer seus cálculos.

Por exemplo, Martin S. Slot e seus colegas sugerem a existência de um novo tipo de energia escura no universo. Em sua opinião, se os físicos incluírem essa energia em seus cálculos da taxa de expansão do Universo, seus resultados serão muito próximos uns dos outros.

“Reconhecer a existência de um novo tipo de energia escura pode resolver o problema de cálculos conflitantes”, diz Martin S. Slot.

O professor lembra que os físicos baseiam seus cálculos no pressuposto de que o universo consiste em energia escura, matéria escura e matéria comum. Até recentemente, todos os tipos de observações correspondiam a este modelo de composição da matéria e energia do Universo.

No entanto, nos últimos anos, inúmeros dados foram obtidos, o que lançou dúvidas sobre a teoria popular. Resultados conflitantes começaram a surgir precisamente depois que os físicos começaram a confiar nas medições mais recentes de supernovas e radiação cósmica de fundo em micro-ondas.

Até o momento, dois métodos de cálculo são considerados os mais confiáveis, nenhum dos quais foi reconhecido como incorreto. No entanto, eles invariavelmente, mesmo quando usam mais dados novos, levam a resultados diferentes no cálculo da taxa de expansão.

“Em nosso modelo, presumimos que se um novo tipo de energia escura adicional existisse no início do universo, isso poderia explicar a radiação de fundo e as medições de supernova simultaneamente e sem contradições”, diz Slot. “Acreditamos que no início do universo a energia escura existia em uma fase diferente. Você pode comparar isso com a água de resfriamento. Quando a água esfria, ela passa por uma transição de fase para gelo com uma densidade mais baixa.”

Da mesma forma, a energia escura no modelo proposto pelos pesquisadores passa por uma transição para uma nova fase com uma densidade de energia menor, alterando assim a influência da energia escura na expansão do Universo.

“Esta é uma transição em que muitas bolhas de fase aparecem repentinamente”, explica Slot. “Quando essas bolhas se expandem e colidem, a transição de fase está completa. Em uma escala cósmica, este é um processo mecânico quântico muito violento.”

Hoje, os cientistas conhecem cerca de 20% da matéria que constitui o universo. Esta é a matéria da qual tudo o que podemos ver é feito, planetas e galáxias, por exemplo, assim como nós mesmos.

Mas o Universo também consiste de matéria escura, que ninguém jamais viu e cuja existência até agora foi confirmada apenas teoricamente.

[SouLask]