Nossa galáxia tem 300 milhões de planetas habitáveis. Mistério Resumo.

A Terra certamente não está sozinha no cosmos. Crédito da imagem: NASA Ames / W Stenzel

Um novo estudo da NASA revelou quantos mundos potencialmente habitáveis ​​existem em nossa galáxia.

Do jeito que as coisas estão, a Terra é o único exemplo conhecido de mundo habitável em todo o universo - até mesmo os outros planetas do nosso sistema solar, até onde sabemos, não (ou não mais) abrigam vida.

Em uma escala galáctica, no entanto, mundos capazes de sustentar vida podem estar literalmente em todos os lugares.

De acordo com uma nova pesquisa da NASA baseada em dados do agora extinto telescópio espacial Kepler, cerca de metade de todas as estrelas com temperatura semelhante à nossa provavelmente hospedarão um planeta terrestre capaz de suportar água líquida em sua superfície.

Isso equivale a cerca de 300 milhões de mundos potencialmente habitáveis ​​na Via Láctea.

Alguns deles também podem estar relativamente próximos - a apenas 20 anos-luz de distância.

"Kepler já nos disse que havia bilhões de planetas, mas agora sabemos que uma boa parte desses planetas pode ser rochosa e habitável", disse o autor do estudo Steve Bryson, do Ames Research Center da NASA.

"Embora esse resultado esteja longe de ser um valor final, e a água na superfície de um planeta seja apenas um dos muitos fatores que sustentam a vida, é extremamente emocionante calcular que esses mundos são tão comuns com tanta confiança e precisão."

Quantos desses planetas suportam vida, no entanto, permanece um mistério - mas se pelo menos um deles suportar, a pergunta se estamos sozinhos no universo já terá sido respondida.

[Yahoo]