Cientistas alertam que vírus são seres vivos e evoluíram a partir de um único ancestral comum. Mistério Resumo.

Um estudo americano mostra que os vírus são seres vivos e evoluíram a partir de um único ancestral comum, como as células de animais e plantas. Os biólogos Arshan Nasir e Gustavo Caetano-Anollés compararam a estrutura de proteínas e células, revisando 5.080 organismos, incluindo 3.460 vírus. A análise comparativa identificou 442 estruturas (dobras) em comum entre células e vírus e 66 que são exclusivamente virais.

o vírus HIV

Segundo os autores do estudo científico, seria suficiente considerar os vírus não apenas como ladrões de genes, mas também como criadores da diversidade. Além disso, o fato de precisarem emprestar estruturas e matérias-primas das células que infectam não seria motivo suficiente para relegá-las aos limites da vida. Basicamente, até bactérias e fungos parasitas dependem de outros organismos para viver. O Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus os divide em sete ordens, mas ainda há muito a ser descoberto: pouco menos de cinco mil vírus foram identificados até agora, enquanto se estima que existam mais de um milhão deles. O universo viral está surpreendentemente variado, basta pensar nos "gigantes" que surgiram recentemente, que rivalizam com algumas bactérias em tamanho.

Por exemplo, o Coronavirus SARS-CoV-2 que se transformou em Covid-19 (foto abaixo), nos últimos dias está deixando todo o planeta em pânico e já tem  milhares de mortes.

Covid-19

Muitos pesquisadores negam que o vírus tenha o direito de ser chamado ou classificado entre os seres vivos, uma vez que não pode se reproduzir (e apenas infectar células estranhas) ou ter um metabolismo. No entanto, Nasir Arshan e Gustavo Caetano-Anollés sugerem que os vírus representam uma forma diferente da de outros organismos vivos.

Ao longo do tempo, os estudiosos mudaram de ideia repetidamente sobre vírus: inicialmente eles eram considerados venenos (isso significa seu nome em latim), uma vez que reconheciam suas habilidades infecciosas, começamos a considerá-los organismos vivos muito simples, depois de cristalizá-los eles apareceram como embalagens bioquímicas, mais recentemente seu comportamento os relegou a uma área cinzenta entre vivos e não-vivos. Agora o pêndulo oscila novamente. Caetano-Anollés está convencido disso: "Eles merecem um lugar na árvore da vida".

Com a informação Segnidalcielo.