Centenas de exoplanetas com dois sóis são descobertos. Mistério Resumo.

Os exoplanetas com dois sóis há muito se tornaram lugares familiares onde os eventos de romances e filmes de ficção científica estão se desenrolando.

Um dos exemplos mais impressionantes e conhecidos disso é o planeta deserto Tatooine, o local de nascimento de Anakin e Luke Skywalker na famosa saga de filmes Star Wars. Mas somente em 2011, os cientistas da NASA que usavam o telescópio espacial Kepler conseguiram fornecer evidências claras de que tais exoplanetas que giram em torno de duas estrelas ao mesmo tempo realmente existem.

O planeta descoberto foi chamado Kepler-16b.

Apesar da impressionante descoberta, os cientistas continuaram a acreditar que esses sistemas planetários são extremamente raros devido à complexa atração de dois sóis ao mesmo tempo. Mas essa opinião acabou completamente errada, escreve o astrofísico Paul M. Sutter em um artigo para o Space.com. Isto foi revelado como resultado de uma nova análise de milhões de estrelas e da descoberta de exoplanetas que foram registrados e catalogados pelo telescópio espacial da ESA desde 2013.

De fato, existem apenas dois cenários nos quais os planetas lidam com as complexas forças gravitacionais de duas estrelas. Se as estrelas estiverem localizadas muito distantes, o planeta poderá girar em torno de uma estrela – a outra será visível da superfície do planeta como uma estrela brilhante no céu. Em outro caso, ambas as estrelas estão próximas uma da outra – então o planeta gira a uma distância segura em torno de seu sol duplo, como se fosse apenas um corpo celeste.

É provável que essas constelações estelares aparentemente incríveis ​​ocorram com muito mais frequência do que o esperado.

Pesquisadores já descobriram durante sua pesquisa direcionada 300 exoplanetas com sóis duplos. Até agora, a ciência astronômica realmente ignorou as estrelas binárias em busca de exoplanetas (habitados), porque os cientistas consideravam sua ocorrência extremamente improvável em princípio.

Sutter fala de décadas de confusão e incerteza científica:

Como não prestamos muita atenção à busca de planetas em sistemas solares binários, tivemos poucas chances de encontrá-los. Não procuramos nada parecido e, portanto, não os encontramos.

O pesquisador acredita que a percepção de que esses sóis duplos são muito comuns deve definitivamente ser considerada na busca de novos exoplanetas.

Com a Informação Soulask.