O que é a batalha do Armagedom? Mistério Resumo.


A resposta da Bíblia

A batalha do Armagedom é a guerra final entre Deus e os governos humanos. Mesmo agora, esses governos e seus apoiadores se opõem a Deus por se recusarem a ser submissos ao domínio dele. (Salmo 2:2) A batalha do Armagedom acabará de vez com todos os governos humanos. — Daniel 2:44.

A palavra Armagedom aparece apenas uma vez na Bíblia, em Apocalipse (Revelação) 16:16. De forma profética, Apocalipse revela que, em um “lugar que em hebraico se chama Har–Magedon”, “os reis de toda a terra habitada” serão ajuntados “para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. — Apocalipse 16:14.

Quem vai lutar no Armagedom? Jesus Cristo, liderando um exército celestial, lutará contra os inimigos de Deus e os vencerá. (Apocalipse 19:11-16, 19-21) Os inimigos de Deus incluem aqueles que se opõem à sua autoridade e que o desprezam. — Ezequiel 39:7.

O Armagedom será uma guerra no Oriente Médio? Não. O Armagedom não acontecerá em apenas uma área, mas abrangerá a Terra inteira. — Jeremias 25:32-34; Ezequiel 39:17-20.

Armagedom, às vezes vertido como “Har–Magedon” (em hebraico, Har Meghiddóhn), significa “monte de Megido”. Megido era uma cidade que pertencia ao território do Israel antigo. A história registra batalhas decisivas que ocorreram naquela região, e algumas estão relatadas na Bíblia. (Juízes 5:19, 20; 2 Reis 9:27; 23:29) Mas não é possível que o Armagedom se refira à área literal na região onde ficava Megido. Não existe nenhum monte grande lá, e nem mesmo toda a baixada de Jezreel, que fica próxima, poderia conter todos aqueles que lutarão contra Deus. Assim, o Armagedom é uma situação mundial em que os poderes políticos se unirão pela última vez em oposição ao governo de Deus.

Como será a batalha do Armagedom?Não sabemos como Deus usará seu poder, mas ele tem à sua disposição armas como as que usou no passado: granizo, terremotos, enxurradas, fogo e enxofre, raios e doenças. (Jó 38:22, 23; Ezequiel 38:19, 22; Habacuque 3:10, 11; Zacarias 14:12) Alguns inimigos de Deus ficarão tão confusos que matarão uns aos outros, mas no fim todos vão perceber que é Deus quem está lutando contra eles. — Ezequiel 38:21, 23; Zacarias 14:13.

Será que o Armagedom vai ser o fim do mundo? Não será o fim de nosso planeta, pois a Terra é o lar eterno da humanidade. (Salmo 37:29; 96:10; Eclesiastes 1:4) O Armagedom também não é a destruição da humanidade. Na verdade, é a salvação dela, porque “uma grande multidão” de servos de Deus vai sobreviver. — Apocalipse 7:9, 14; Salmo 37:34.

Embora a Bíblia use a palavra “mundo” para se referir à Terra, ela também a usa algumas vezes para se referir à sociedade humana perversa que se opõe a Deus. (1 João 2:15-17) É nesse outro sentido que o Armagedom será o “fim do mundo”. — Mateus 24:3Almeida, revista e corrigida.

Quando o Armagedom vai acontecer? Ao falar sobre a “grande tribulação” que leva à batalha do Armagedom, Jesus disse: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:21, 36) Ainda assim, a Bíblia mostra que o Armagedom acontecerá durante a presença invisível de Jesus, que começou em 1914. — Mateus 24:37-39.



Com a Informação J W.

Postagem mais recente Postagem mais antiga
 
});