Buracos negros da ‘Estrela da Morte’ disparam raios poderosos contra vários alvos. Mistério Resumo.

Embora os astrônomos não possam dizer se os jatos liberados pelos buracos negros podem danificar estrelas ou planetas, eles certamente influenciam a evolução das galáxias.

De acordo com um estudo publicado no The Astrophysical Journal, os astrônomos descobriram como buracos negros supermassivos lançam jatos de matéria para o espaço e depois mudam a direção desses disparos para atingir outro alvo.

Os cientistas compararam esses buracos negros à estação espacial fictícia Estrela da Morte, do universo cinematográfico de Star Wars, que destruiu planetas com seus raios. O resultado de um novo estudo ajuda a compreender melhor a influência dos buracos negros supermassivos nas galáxias ao seu redor.

Os astrônomos usaram observações do Telescópio Espacial Chandra e do sistema de telescópio robótico terrestre VLBA para estudar 16 buracos negros supermassivos nos centros de diferentes galáxias. O estudo mostrou que os jatos dos buracos negros podem mudar de direção em quase 90 graus.

Segundo os cientistas, esses buracos negros giram e disparam jatos de matéria em diferentes alvos.

Eles estudaram a direção do movimento dos jatos de buracos negros, consistindo de partículas de alta energia que voaram para o espaço quase à velocidade da luz. A direção do movimento dos jatos foi indicada por cavidades no gás interestelar.

Poderosos campos magnéticos em torno de buracos negros supermassivos conduzem partículas carregadas em direção aos pólos dos buracos negros quase à velocidade da luz. Depois disso, essas partículas voam na forma de dois jatos em direções opostas de diferentes pólos do buraco negro.

Quando estes jatos colidem com gás quente na galáxia circundante, a sua energia impede que o gás interestelar arrefeça e crie nuvens de gás superdensas. É a partir delas, quando as nuvens são comprimidas pela influência da gravidade, que surgem novas estrelas.

Assim, um jato crescente de buraco negro pode interromper esse processo. Se os jatos mudarem de direção, o número de áreas na galáxia onde novas estrelas não podem aparecer aumenta.

Como os buracos negros que os astrônomos estudaram estão tão distantes, não se sabe se os seus jatos podem danificar estrelas ou planetas. Mas os autores do estudo ainda não podem dizer exatamente como os buracos negros supermassivos podem mudar a direção dos seus jatos.

Buracos negros supermassivos giram e seus jatos devem estar alinhados com seu eixo de rotação, ou seja, a linha imaginária que conecta os pólos.

Uma sugestão é que, à medida que o disco de acreção gira em torno do buraco negro, a matéria que cai no buraco negro em ângulos diferentes pode deslocar o eixo de rotação. Como resultado, os jatos serão lançados em uma direção diferente.

FONTE