Como um geneticista Chinês mudou o DNA de Crianças e depois desapareceu. Mistério Resumo.

Em novembro de 2018, ocorreu um evento científico único, que resultou no nascimento das primeiras pessoas com DNA alterado. O geneticista chinês He Jiankui estava por trás desse projeto. Porém, após essa conquista significativa, o cientista desapareceu misteriosamente, deixando para trás apenas muitas perguntas da comunidade mundial.

Como tudo começou

A história toda começou com o surgimento de um vídeo chamado “Sobre Lulu e Nana: gêmeas nasceram saudáveis ​​após cirurgia genética”, que apareceu no YouTube no dia 25 de novembro.

Neste vídeo, He Jiankui, vestido com uma camisa azul com um sorriso no rosto, fala sobre o nascimento bem-sucedido de duas meninas. Esses bebês são as primeiras pessoas na história a ter seu código genético alterado para fornecer proteção contra o HIV.

Ele compara o nascimento de Lulu e Nana ao início da era da inseminação intrauterina, lembrando que a tecnologia já foi alvo de desconfiança, mas agora é amplamente aceita.

Primeira e última apresentação pública

Antonio Regalado, correspondente do MIT Technology Review, decidiu verificar a autenticidade das palavras de He Jiankui. No decorrer de sua investigação, ele descobriu pedidos de experimento e um certificado de comissão de ética emitido por um dos principais hospitais de Shenzhen. Talvez tenha sido lá que ocorreu o nascimento de meninas com DNA alterado.

Poucos dias após a publicação do artigo de Regalado, o caso de He Jiankui atraiu cada vez mais a atenção do público e da comunidade científica. As expectativas da comunidade científica norte-americana estavam voltadas para o discurso de He no 2º DNA Change Summit, que aconteceria em Hong Kong no dia 28 de novembro.

Neste dia, ele subiu ao palco e anunciou novamente o nascimento de Lulu e Nana, mas seu discurso foi rápido e incoerente, a antiga calma e boa índole que estava presente em seu primeiro vídeo no YouTube não era mais perceptível. Ignorando as perguntas do público, ele saiu rapidamente do palco e desapareceu.

Após 28 de novembro de 2018, Jiankui não apareceu em locais públicos. Os fundadores do evento disseram mais tarde que condenavam seu experimento.

Autoridades chinesas de alto escalão também comentaram as atividades do cientista, dizendo que o incidente, que todos estão discutindo, é uma violação grosseira das leis chinesas.

Para onde foi Jiankui?

No final de dezembro, a mídia publicou um artigo intitulado “Detenção de um cientista que mudou o DNA humano”. Os repórteres conseguiram tirar uma foto de He no campus da Universidade de Shenzhen - o cientista estava parado na varanda.

Quatro homens à paisana vigiaram a entrada do apartamento onde estava hospedado e impediram a entrada dos jornalistas. Nem a polícia nem qualquer outra organização responderam a perguntas sobre a afiliação desses guardas.

A equipe da universidade se recusou a comentar o que estava acontecendo. A publicação da matéria esclareceu que ele continua vivo e em contato com a família – as fotos tiradas na sacada incluíam a mulher do cientista e o filho.

Em 21 de janeiro de 2019, declarações de autoridades provocaram desgosto pelas práticas antiéticas do pesquisador chinês He Jiankui. A declaração afirmava claramente que Jiankui havia desconsiderado as restrições do governo em sua pesquisa em busca de fama pessoal e ganho material.

He Jiankui foi acusado de criar certificados falsos com os quais enganou os participantes do experimento e seus colegas. A declaração deixou claro que ele e todas as pessoas envolvidas no experimento seriam processados ​​de acordo com a lei, e os suspeitos de crimes seriam presos.

Ao mesmo tempo, soube-se que Lulu e Nana, assim como outra grávida com edição de DNA, estão sob supervisão médica contínua.

Em fevereiro de 2019, houve grande interesse público em introduzir uma mutação no DNA de Lulu e Nana e no trabalho de cientistas da área. Estudos realizados em camundongos em 2016 mostraram que essa mutação afeta o funcionamento do hipocampo – área do cérebro responsável pela memória – e contribui para seu aprimoramento.

Esta pergunta foi feita por He Jiankui no Second DNA Change Summit. Embora o cientista chinês reconheça a existência de tais estudos, ele observou que as informações sobre o assunto ainda são insuficientes.

Haverá mais experimentos como este?

A mutação CCR5delta32 tem benefícios potenciais: memória e aprendizado aprimorados, recuperação mais rápida de acidente vascular cerebral ou lesão cerebral e resistência ao HIV. No entanto, isso não significa que seja seguro introduzir tal mutação no genoma humano sem considerar as consequências a longo prazo.

O efeito sobre os genes é imprevisível. Mesmo que existam efeitos positivos conhecidos de uma mutação, não podemos ter certeza de que não haja consequências indesejáveis ​​ou mesmo perigosas.

A interferência genética pode causar alterações inesperadas no corpo que podem levar a doenças graves ou outros problemas.

O destino de He Jiankui e de seus embriões editados, Lulu e Nana, permanece incerto. A interferência na estrutura genética de embriões é um campo novo e ainda pouco estudado.

Enquanto a ciência continua a explorar e entender a modificação genética, existem muitos fatores desconhecidos e é impossível prever como as pessoas geneticamente modificadas reagirão a essas mudanças ao longo de suas vidas.