O DNA do 'gigante Segorbe' lança luz sobre as dramáticas mudanças populacionais durante a brutal reconquista cristã da Espanha. Mistério Resumo.

Imagem das escavações realizadas na Plaza del Almudín de Segorbe, em 1999, nas quais se encontraram um túmulo, que agora um estudo revela que pertencia ao conhecido como 'Gigante de Segorbe'. RAFAEL MARTIN. Fonte: elperiodicomediterraneo

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Arqueogenética da Universidade usaram análise de DNA antigo para identificar um membro de uma população expulsa da Espanha medieval conhecida como 'Gigante de Segorbe'. Os resultados lançaram luz sobre a decisão política brutal que levou a uma mudança dramática na população após a reconquista cristã da Espanha.

Uma equipe internacional de pesquisadores publicou recentemente a sequência do genoma de um indivíduo único da Espanha medieval islâmica - al-Andalus - cujos resultados lançaram luz sobre um evento brutal que ocorreu na Espanha medieval.

O indivíduo, que foi descoberto em uma necrópole islâmica do século XI na cidade de Segorbe, perto de Valência, na Espanha, é conhecido pelos arqueólogos locais como o 'Gigante de Segorbe' por causa de sua altura incomum.

Seu esqueleto sugeria que ele poderia ter alguma ascendência africana. A maior parte da Espanha foi conquistada progressivamente por árabes e berberes do noroeste da África a partir do século VIII, criando um dos maiores centros da civilização medieval europeia.

A antiga análise de DNA mostra que o “gigante” carregava linhagens genéticas norte-africanas altamente específicas em ambas as linhagens de descendência masculina e feminina - o cromossomo Y e o DNA mitocondrial - o indivíduo mais velho conhecido por ter esse padrão particular de ancestralidade. Isso sugeria que sua ascendência recente estava de fato entre as populações berberes recém-islamizadas do noroeste da África medieval.

Mas um exame mais detalhado revelou uma situação mais complexa. As linhas de descendência masculina e feminina respondem por apenas uma pequena fração de nossa ancestralidade geral - aquela do pai do pai de nosso pai e da mãe da mãe de nossa mãe, e assim por diante.

Sua ancestralidade em todo o genoma mostrou que ele também carregava uma quantidade significativa - provavelmente mais da metade - da ancestralidade espanhola local em seus cromossomos. Além disso, análises de isótopos estáveis ​​sugeriram que ele provavelmente cresceu localmente, o que significa que a ancestralidade berbere do “gigante” foi de fato devido à migração de uma geração anterior. Ele, portanto, pertencia a uma comunidade estabelecida que havia misturado totalmente a ancestralidade espanhola local e a ancestralidade imigrante do norte da África.

O que foi especialmente impressionante foi que ele era muito diferente do povo moderno de Valência, que carrega pouco ou nada de sua herança genética berbere.

Isso pode ser explicado pela mudança da situação política após a reconquista cristã da Espanha como o Dr. Oteo-Garcia, que recentemente começou a trabalhar na Universidade de Parma, explicou: “O decreto de expulsão dos mouriscos da região de Valência, isto é, muçulmanos que já havia sido convertido à força ao cristianismo, foi seguido o reassentamento por pessoas do mais ao norte, que tinham pouca ascendência norte-africana, transformando assim a variação genética da região.

O Dr. Silva, que agora trabalha no Instituto Francis Crick de Londres, disse: “O impacto desta mudança dramática na população, resultante de uma decisão política brutal centenas de anos atrás, pode finalmente ser testemunhado diretamente usando DNA antigo, como visto aqui na ancestralidade do 'Gigante de Segorbe' e seus contemporâneos.

“Os registros históricos documentam a imigração medieval do Norte da África para a Península Ibérica para criar o al-Andalus islâmico. Aqui, apresentamos um genoma de baixa cobertura de um homem do século XI DC enterrado em uma necrópole islâmica em Segorbe, perto de Valência, Espanha."

“As linhagens uniparentais indicam ancestralidade norte-africana, mas no nível autossômico ele exibe um mosaico de ancestrais norte-africanos e europeus, distintos de qualquer população atual. Ao todo, as evidências de todo o genoma, os resultados estáveis ​​de isótopos e a idade do sepultamento indicam que sua ancestralidade foi, em última análise, o resultado da mistura entre o povo Amazigh recém-chegado (berberes) e a população que habitava a Península antes da conquista islâmica."

“Detectamos diferenças entre nossa amostra e um grupo previamente publicado de indivíduos contemporâneos de Valência, exemplificando como estudos detalhados de DNA em pequena escala podem iluminar diferenças regionais e temporais refinadas."

"Seu genoma demonstra como os estudos de DNA antigos podem capturar retratos de variações genéticas passadas que foram apagadas por mudanças demográficas posteriores - neste caso, provavelmente a expulsão do século XVII DC de comunidades anteriormente islâmicas quando a tolerância se dissipou após a Reconquista pelos reinos católicos do norte."

[Strange Sounds]