Erupção do vulcão do Alasca pode ter levado à ascensão do Império Romano. Mistério Resumo.

Segundo uma nova pesquisa, os cientistas estão dizendo que uma enorme erupção vulcânica no Alasca durante os tempos antigos levou à queda da República Romana e à ascensão do Império Romano.

O Monte Okmok entrou em erupção no ano 43 AC (o evento é chamado de “Okmok II”), o que levou a um choque climático maciço que foi sentido até do outro lado do planeta.

As partículas de cinza do vulcão esfriaram o planeta, impedindo a radiação solar de entrar em nossa atmosfera.

As temperaturas mais baixas afetaram especificamente o Mediterrâneo, o que causou o segundo verão mais frio dos últimos 2.500 anos com temperaturas caindo até 13 graus Fahrenheit).

Além disso, as quantidades de precipitação na parte sul da Europa eram exponencialmente mais altas com aumentos de 50 ou 120% no verão e 400% maiores no outono.

Os escritores daquele período descreveram as temperaturas frias, a propagação de doenças, a falha na produção agrícola e a fome no Mediterrâneo.

A falta de comida em Roma foi o resultado das cinzas do vulcão em erupção no Alasca que esfriou as temperaturas, bem como o assassinato de Júlio César em 44 AC, acabaram por levar à queda da República Romana e à ascensão do império Romano.

Embora obviamente não seja a única razão para a queda da República, a erupção certamente teria tido um papel significativo nela.

Os pesquisadores realizaram análises químicas e envelhecimento em cinzas vulcânicas (também chamadas de tefra) encontradas nos núcleos do gelo do Ártico.

Eles conduziram estudos em seis núcleos de gelo contendo tefra que foram coletados em momentos diferentes nas últimas décadas.

Eles não foram capazes de determinar a data exata da tefra, mas foram capazes de confirmar a idade das camadas no gelo que continham as cinzas vulcânicas.

Eles encontraram duas fontes possíveis para as cinzas: uma era uma erupção forte, mas de curta duração naquela área, ocorrida em 45 AC, e a outra foi o evento “Okmok II”, que aconteceu dois anos antes e foi a fonte mais provável das cinzas.

Júlio César foi assassinado em 44 aC, um ano antes do surgimento do monte Okmok.

A Dra. Gill Plunkett, arqueóloga da Queen's University Belfast e coautora do estudo, explicou: “Comparamos a impressão digital química da tefra encontrada no gelo com a tifra de vulcões que se acredita terem entrado em erupção naquela época.”Acrescentando,“ Ficou muito claro que a origem da precipitação de 43 AC no gelo foi da erupção do Okmok II ”.

Por um longo tempo os historiadores acreditaram que o clima frio e outras circunstâncias infelizes no Mediterrâneo foram causadas por um vulcão, mas não conseguiram descobrir onde a erupção ocorreu ou quão massiva teria sido. Mas agora com a nova análise realizada na erupção do Monte Okmok em 43 AC, os cientistas estão bastante confiantes de que conseguiram responder a essas perguntas.

Com a Informação Mysterious Universo.