05:11:00
0

No último fim de semana de junho, o "champanhe rosado" causou a morte de uma pessoa e deixou outras dez no hospital, quatro delas em estado crítico, na cidade inglesa de Manchester.
Este é o nome de um novo tipo de ecstasy que tem se popularizado em festas britânicas e causa preocupação nas autoridades.
A Polícia de Manchester afirmou que a nova versão da anfetamina é "particularmente forte" e também é conhecida nas ruas como "magia".
O ecstasy é um tipo de anfetamina modificada também conhecido como MDMA (metilenodioximetanfetamina). Seu uso se popularizou nos anos 1970, mas sua possessão é proibida na maioria dos países do mundo.
Ao contrário do que ocorre com os comprimidos coloridos de ectasy que ficaram conhecidos especialmente nos anos 1990, o "champanhe rosado" é vendido em forma de cristais, o que torna mais difícil para o usuário medir a dose que está consumindo.
O último relatório do Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime afirma que, em 2016, pelo menos 20 milhões de pessoas consumiram alguma variedade de MDMA.
Junto com a República Tcheca, o Reino Unido é um dos países com a maior taxa de consumo de ecstasy na Europa.

Popularidade

Após o incidente em Manchester, as autoridades britânicas abriram uma investigação sobre a droga, mas elas acreditam que sua popularidade repentina está relacionada com os efeitos potentes.
O "champanhe rosado" é um poderoso desinibidor que proporciona aos usuários horas de euforia, sensação de felicidade e extroversão.
No entanto, a "ressaca" destas horas costuma se manifestar com esgotamento físico e mental extremo, sensação de fazio e lentidão de raciocínio.
"Quando o MDMA é absorvido pela corrente sanguínea, ele atinge o cérebro, causando a liberação de diversos compostos químicos", disse à BBC o psiquiatra Adam Winstock, fundador da organização Global Drug Survey, que realiza pesquisas sobre o uso de drogas em todo o mundo.
"O cérebro libera principalmente serotonina, mas também noradrenalina e dopamina. Isso é o que dá a sensação de prazer."

Riscos

No entanto, Winstock diz que uma dose muito alta da droga pode causar um efeito adverso, com resultados muito desagradáveis para o usuário.
"Se você toma ecstasy demais, estes mesmos componentes químicos liberados pelo cérebro podem fazer com que seu coração comece a bater rápido demais e acabar com a euforia e a energia. Você começa a se sentir ansioso, nervoso e agitado."
Algumas pessoas conseguem superar os efeitos simplesmente esperando que eles passem, mas outros chegam a precisar de assistência médica.
Músculos muito rígidos, respiração acelerada, pulso rápido, convulsões, espuma na boca e inconsciência são alguns dos sintomas de que o usuário de "champanhe rosado" precisa ser levado a um hospital.
Winstock diz que, ainda que o MDMA seja uma droga "segura" em comparação com outras, o número de mortes ligadas à substância no Reino Unido está aumentando.
A substância pode causar a morte de uma pessoa de três maneiras principais: ataque cardíaco, superaquecimento e excesso de água.
Se o corpo receber serotonina, dopamina e noradrenalina em excesso, pode sofrer desidratação e superaquecimento. "Uma vez que a temperatura do corpo ultrapassa os 42º C, os órgãos param de funcionar e pode ser difícil que ela se recupere", explica o psiquiatra.
O uso de MDMA costuma causar sede, e algumas pessoas morrem por beber água demais. Isso porque a droga também pode provocar a Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH), o que inibe a liberação da urina, o que causa um desenquilíbrio metabólico.
Em 2015, 57 pessoas morreram após tomar ecstasy no Reino Unido. Em 2011, foram 13 pessoas.
Segundo Winstock, "o risco, em geral, é pequeno e até mesmo as pessoas que vão para a emergência hospitalar costumam voltar ao normal em dois ou três dias".
"Mas a única maneira de não correr nenhum risco é optar por não usar a droga", afirma.



BBC.

0 comentários :

Postar um comentário